quinta-feira, 7 de abril de 2011

Eu digo Olá, você diz Adeus

           Nunca gostei de despedidas. Na verdade, nunca aprendi a dizer adeus. Eu adoro dizer “Olá, como vai?” Sou louca pelos abraços das chegadas, odeio os acenos das despedidas. Bem feito para mim, agora tenho que aprender a viver sem você.
Liverpool Waterfront by Rachel Doyle
http://www.uk-photos.co.uk/liverpool.htm

            Juro que estou tentando, mas é uma tarefa difícil, voltar todos os dias ao nosso apartamentinho e não mais encontrar você.
            Nosso apê já não me abriga. Como posso entrar na cozinha se o seu cheiro ainda ainda está lá dentro? Era ali que fazíamos juntos tantas macarronadas. Você sempre querendo testar um  molho exótico, que na hora de provar a gente sempre adorava.
            Ainda procuro sua guitarra, que você largava, recostada na janela lateral.
            Na sala, a única distração é sentar diante do computador novo, já que o seu você levou e me fez ir correndo comprar outro. É nele que temos longas conversas intercontinentais.
            Vou para a sacada e contemplo o mar. Será que é o mesmo mar, que à distancia compartilhamos? Aquele pontinho na linha que se forma entre o mar e o céu, não será um barco trazendo você de volta? A visão do porto da minha cidade acende um desejo de embarcar em um navio que esteja de partida, para desembarcar no porto de Liverpool.
            Eu queria dizer “Olá”, você preferiu dizer “Adeus”. Toda vez que ligo o computador, vou direto para o arquivo de músicas, fico ouvindo a única música que toca, toca, toca... 
“You Say Goodbye and I Say Hello, 
Hello, Hello
I Don't Know Why you Say Goodbye
I Say Hello, hello hello
I don't know why you say goodbye
I say hello..."
            Ouvir esta música repetidamente me dá a nítida visão de sua presença em Liverpool, que para mim é o outro lado do mundo e para onde você se foi, em busca do sonho que não acabou, mas também carregado pelas promessas de um futuro melhor. “Querido, fica!” “Não posso ficar.” “Fica sim! Fica aqui comigo!” “Não!! Eu tenho que ir, meu amor! Você sabe que não posso deixar passar esta oportunidade... Um dia, quem sabe, você vem também, vamos fazer viagens pela Europa toda... Vamos nos separar apenas por pouco tempo, meu bem...”  
You Say Yes (I Say Yes)
I Say No (But I May Mean No, I can Stay Till It's Time To Go)
You Say Stop
And I Say Go Go Go
            Certo, entendi suas explicações, você se foi por um bem maior, por uma vida melhor, pelo seu amor à música. Eu decorei, eu entendi! Mas é que dói. Explicações podem confortar, mas não podem curar a dor da ausência. Agora, apenas o silêncio fala por você.
             Do alto da sacada, onde seus braços tantas vezes me envolveram, para proteger-me do vento, eu  me lembro das promessas que fizemos antes do check-in: “não chorar, se cuidar, usar filtro solar, mandar e-mail todos os dias”... Eu tento fazer a minha parte, mas como conter o choro, se você não está aqui para passar hidratante nos meus ombros que deixei arderem ao sol? E você, será que tem lembrado de se cuidar? Quanto aos e-mails, às vezes parece que tem esquecido de responder.
            O último que recebi, há um mês atrás, me deu a impressão de que, não sei não, mas parece que o berço do Beatles está encantando você, muito mais que eu, que a nossa cidade, nosso país. Estou sentindo como se estivesse na ponta de um cabo-de-guerra e as forças já começassem a me faltar. Os relatos que você faz da cidade, famosa por sua música, onde diz ter encontrado uma gama de culturas diferentes, retratam uma cidade que se encontra impregnada por seu patrimônio marítimo, sua história, sua música pop, definidora de uma época, que você quer por força reviver.  
            Volto da sacada, retorno para dentro do apartamento, ainda falta entrar no quarto, agora já na penumbra de uma tarde que termina. Sobre o criado-mudo o quadrinho com sua foto. É em direção a ele que eu vou... aperto seu sorriso em meu peito e digo que ainda acredito em você, ainda confio no nosso amor, eu só queria mais notícias, queria que as taxas de desemprego na Inglaterra aumentassem, queria que você voltasse....
            Da sala ainda vêm os acordes da música, os últimos, antes de novamente recomeçarem. Abraçada ao sorriso da sua foto, meu passos começam a ficar mais cadenciados, movem-se guiados pela música. Agora, somos nós dois rodopiando.
 Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a...


Nenhum comentário:

Postar um comentário